Pesquisar neste blogue

terça-feira, 11 de outubro de 2011

História do Cinema - Edison e o Cinema Sonoro

Thomas Alva Edison foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Como era muito conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. 


Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada eléctrica incandescente, o gramofone, o cinescópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para telefone.


 Edison é um dos percursores da revolução tecnológico do século XX. Teve papel determinante na indústria do cinema.


O Som é captado por um microfone, passa por um amplificador, sendo que a saída deste alimenta uma lâmpada cuja intensidade de luz e freqüencia de luz varia com a forma de onda do som captado. 



Esta luz por sua vez é focada sobre uma
lente que será dirigida sobre a trilha sonora do filme. 



O processo inverso deve ser aplicado para transformar as variações dos tons de cinza ao negro gravados na trilha sonora para reproduzir o som original da gravação.

História do Cinema - Irmãos Lumiére

Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862 — Lyon,10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 —Bandol, 6 de junho de 1948), os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo, sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.



Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière, instalada na cidade francesa de Lyon. Antoine reformou-se em 1892, deixando a fábrica entregue aos filhos.
cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetor de cinema, invento que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que terá perdido a patente, de novo registada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.

São considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, este tido como o pai do cinema de ficção.
 Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. 
Dedicavam-se à actividade cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial. 


História do Cinema - Zootropo


Zootropo (também conhecido como Zootrópio), também denominado zoetrope ou daedelum, máquina estroboscópica criada em 1834 por William George Horner, composta por um tambor circular com uns cortes, através dos quais o espectador olha para que os desenhos dispostos em tiras sobre o tambor, ao girar, pareçam em movimento.
Foi um jogo muito popular na época e um dos avanços até a aparição do cinema criado na primeira metade do século XIX.
Para se realizar este aparelho, primeiramente, numa tira de papel, desenham-se, em cada ranhura, ou com breves espaços entre desenhos, vários motivos mas em tira.

Dependendo do aparelho, a tira poderá ter várias dimensões, ficando sempre adequada ao perímetro do cilindro.

Concluída a tira desenhada e pintada, poderá ser também colada em cartolina preta e inserida no “tambor” do Zootropo.


Através das ranhuras, poderemos ver a ilusão do movimento dada pelo andamento do Zootropo, sendo a sua construção relativamente simples e executável e em vários materiais. 


Os desenhos do Zootropo devem ser animados em ciclo.


Podem fazer o vosso pequeno Zootropo, existe vários videos no Youtube. Deixo vos aqui o mais simples.


A Historia do Cinema- Caleidoscópio

Um caleidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.






O caleidoscópio foi inventado na Inglaterra, em 1817 pelo físico escocês Dawid Brewster (1781-1868)


Cerca de doze ou dezasseis meses mais tarde ele despertava a admiração universal. Afirma-se que o caleidoscópio já era conhecido no século XVII.


Conta-se que, à época, um rico francês adquiriu um caleidoscópio por 20.000 francos. Era feito com pérolas e gemas preciosas ao invés de pedaços de vidro colorido. 


Durante muito tempo o caleidoscópio não foi mais do que um divertido brinquedo. Hoje é usado para fornecer padrões de desenho. Inventou-se um dispositivo para fotografar as formas do caleidoscópio, registando assim, mecanicamente, os mais diversos padrões ornamentais.


Arte Rupestre

Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, são termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas,nas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre.



Na vida do Homem pré-histórico tinham lugar a Arte e o espírito de conservação daquilo de que necessitava.






Estudos arqueológicos demonstram que o Homem da Pré-História já conservava, além de cerâmicas, armas e utensílios trabalhados na pedra, nos ossos dos animais que abatiam e no metal.


Acredita-se que estas pinturas, cujos materiais mais usados são o sangue, saliva, argila, e excrementos de morcegos (cujo habitat natural são as cavernas). 


Estima-se que esta arte tenha começado no Período Aurignaciano (Hohle Fels, Alemanha), alcançando o seu apogeu no final do Período Magdaleniano do Paleolítico.


terça-feira, 4 de outubro de 2011

História da Fotografia






A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1825 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo. 


Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Os processos utilizados antigamente eram muito parecidos com os actuais, pois também produz um negativo que pode ser reutilizado para produzir várias imagens positivas. Recentemente, os processos fotográficos modernos sofreram uma série de refinamentos e melhoramentos sobre os fundamentos de William Fox Talbot. 



A gravação digital de imagens está crescentemente dominante. Fotografia em preto e branco A fotografia nasceu em preto e branco, ou melhor, preto sobre o branco, no início do século XIX. 


Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, aproximadamente na década de 1830, até aos filmes preto e branco actuais, houve muita evolução técnica e diminuição dos custos. 


Os filmes actuais hoje têm uma grande gama de tonalidade, superior mesmo aos coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. 

A fotografia colorida foi explorada durante o século XIX. Durante a metade deste século as emulsões disponíveis ainda não eram totalmente capazes de serem sensibilizadas pela cor verde ou pela vermelha (total sensibilidade a cor vermelha só foi obtida com êxito total no começo do século XX). 





A primeira fotografia colorida permanente foi tirada em 1861 pelo físico James Clerk Maxwell. Fotografia digital Fotografia digital é a fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados modelos de telemóvel. 


Em 1990, a Kodak lançou o DCS 100, a primeira câmera digital comercialmente disponível. Em 10 anos, as câmeras digitais tornaram-se produtos de consumo, e estão provavelmente a substituir, gradualmente, as suas equivalentes tradicionais em muitas aplicações.